No dia 19 de outubro de 2023, publicamos um texto explicando o que é a ISO 9001 e para que ela serve. Nos últimos tempos, temos recebido várias dúvidas sobre como funciona a implantação das normas ISO e diante disso, sem contudo esgotar o assunto, trazemos alguns esclarecimentos sobre esse processo.
As normas ISO são normas internacionais elaboradas pela Organização Internacional de Padronização (ISO) que estabelecem requisitos a serem atendidos por empresas que desejam ter um sistema de gestão. A norma ISO 9001 trata dos requisito para um sistema de gestão da qualidade, a ISO 14001, requisitos para um sistema de gestão ambiental e a 45001 para um sistema de gestão em saúde e segurança ocupacional.
Um sistema de gestão conforme as normas ISO destinada-se a organizações de todos os tamanhos e segmentos, que desejam aprimorar seus processos, aumentar a satisfação de clientes, melhorar o seu desempenho ambiental, criar um ambiente de trabalho mais seguro a seus funcionários e destacar-se no mercado.
Implantar uma ou mais normas ISO é fundamental para empresas que buscam destaque no mercado. A implantação e implementação destas normas pode ser o divisor de águas para o sucesso da organização, pois confere-lhe uma vantagem competitiva inestimável.
Com foco total na melhoria dos processos, gestão dos riscos, satisfação dos clientes, redução de impactos impactos ambientais, prevenção da poluição, redução de passivos trabalhistas e melhoria contínua da organização, os sistemas de gestão ISO garantem, em suma:
As normas ISO podem ser implantadas em qualquer momento da vida da organização, sejam as que estão iniciando suas atividades ou as que já se encontram em fase de maturidade.
O suporte da Prótypo no processo de implantação pode ser presencial ou remoto, graças aos recursos tecnológicos existentes. A condução é sempre feita por profissionais qualificados e com larga experiência no assunto. A partir de um plano de trabalho alinhado às necessidades da empresa, é discutida e implementada a melhor forma de atender cada requisito das normas. Durante todo o processo, as pessoas são capacitadas para posterior manutenção do sistema de gestão.
O tempo de implantação depende do tamanho da empresa, da complexidade das operações e, se será implantada mais de uma norma (sistema de gestão integrado) . Contudo, é possível dizer que a implantação de uma norma ISO leva em média 6 a 12 meses.
Não, a Prótypo conduz o processo de implantação dos requisitos da norma junto ao cliente, mas, não faz a certificação e, nem poderia, pois haveria conflito de interesse (implantar a norma e certificar). Quem faz as certificações são empresas chamadas organismos certificadores, que possuem uma espécie de autorização do Inmetro para isso.
A menos que haja exigência de terceiros (clientes ou órgãos públicos, por exemplo), a organização não tem obrigação de certificar o seu sistema de gestão ISO, podendo mantê-lo independente de uma certificação. No entanto, a certificação confere maior credibilidade ao sistema de gestão, uma vez que passa por auditorias frequentes de um organismo certificador que, por sua vez, é auditado pelo Inmetro.
A partir de informações da organização, elaboramos um orçamento totalmente personalizado. Entre em contato com a Prótypo para saber mais!
Para a implantação da ISO 9001, ISO 14001 ou ISO 45001 na sua organização conte com a Prótypo, a escolha certa para soluções precisas, adaptadas e dinâmicas. Nossa expertise em consultoria e auditoria tem um propósito claro: alcançar os mais altos padrões de sucesso para nossos parceiros.